16 de novembro de 2010

MISTÉRIOS DO ICOSAEDRO


Há exatos 120 anos atrás, o matemático norueguês Sophus Lie descobriu um Grupo Matemático (descrições matemáticas da simetria de objetos contínuos), chamado E8.

É muito fácil entender a simetria de um quadrado. A simetria do quadrado forma um grupo com apenas duas dimensões.

Há uma família contínua de simetrias para cada poliedro. Agora, um grupo de cientistas de vários países conseguiu finalmente mapear o grupo E8, que representa o ICOSAEDRO. Em termos de complexidade de cálculo, o feito é “equivalente ao mapeamento do genoma humano”.

Se considerarmos a Terra como uma esfera, ela se torna um objeto contínuo e simétrico com duas dimensões em sua superfície. Bastam duas coordenadas, a longitude e a latitude, para descrever qualquer ponto em sua superfície. Mas a Terra pode também se mover no espaço: isso exige três pontos para definir uma posição: os famosos eixos x, y e z. O grupo de simetria de nossa esfera tem então três dimensões.

Já o E8 exige muito mais da imaginação para que se possa tentar "visualizar" seu espaço simétrico: ele se transforma em um sólido de 57 dimensões - o que significa que são necessários 57 "eixos" para se definir um ponto único nesse sólido. O grupo de simetria contém nada menos do que 248 dimensões. Esses números quase enigmáticos podem então ser expressos na forma de 240 vetores em um espaço de 8 dimensões.

Outro campo de pesquisas já está computando os ganhos com essa pesquisa: o desenvolvimento de novos algoritmos e programas de computador capazes de fazer cálculos com mais eficiência e rapidez. O cálculo final do E8 levou 77 horas de trabalho de um supercomputador. Isto com a versão acabada do software, depois de inúmeros travamentos por problemas no programa de cálculo e até no próprio supercomputador. Enquanto o cálculo do genoma humano produziu como resultado um arquivo de cerca de 1 gigabyte de dados, o E8 produziu 60 gigabytes.

(novidadestecnologicas3.blogspot.com)

Um comentário:

  1. oi Alaís eu descobri os mistérios do numero nove http://ssandroblogui.blogspot.com/2011/06/misterios-do-numero-nove.html

    ResponderExcluir