22 de outubro de 2010

ESCUTEM ESSA...

O matemático russo Grigory Perelman, 44, considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, declarou em 23 de março de 2010 que não tem interesse em receber o prêmio de US$ 1 milhão a que tem direito por ter resolvido a chamada Conjectura de Poincaré.

Em seu apartamento infestado de baratas em São Petersburgo, Perelman afirmou, sem abrir a porta: “tenho tudo o que quero”, segundo informou o jornal britânico Daily Mail.

Na última semana, uma instituição dos Estados Unidos reconheceu que o estudioso russo demonstrou a Conjectura de Poincaré, que desafiava os matemáticos há mais de um século. O matemático francês Jules Henri Poincaré (1854-1912) estimou que, de forma simplificada, qualquer espaço tridimensional sem furos seria equivalente a uma esfera esticada.

Poincaré e os matemáticos que vieram depois dele acreditavam que a proposta estaria correta, mas não conseguiram uma prova algébrica sólida para elevar a conjectura à categoria de teorema. A complexidade do assunto levou o Instituto de Matemática de Clay a incluir o problema entre os “sete desafios do milênio”. Para cada desafio que fosse solucionado, o instituto prometeu pagar um prêmio de US$ 1 milhão.

James Carlson, diretor do instituto, reconheceu a façanha de Perelman e anunciou que a Conjectura de Poincaré é o primeiro dos sete desafios a ter solução.

(Do UOL Notícias* Em São Paulo)

6 comentários:

  1. Gente e dizem que esse cara só tem em seu apartamento, uma mesa, um banquinho e uma cama com lençóis deixados pelos antigos donos do mesmo. Dá pra acreditar?

    ResponderExcluir
  2. acho q eu tbm recusaria 1milhao de dolares. tenho medo de receber uma quantia dessas; sinceramente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, recebia e me dava então, eu sabia como usar direitinho. srsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Bruno (Webnode), é bastante interessante sua proposta, prometo que irei analisa-la e em breve entrarei em contato. Desde já, obrigada pelos elogios feitos ao blog e pela oportunidade oferecida.

    ResponderExcluir