25 de agosto de 2009

CHARADAS MATEMÁTICAS!!!

Você é inteligente o bastante?
Rafael entra num boteco, pede uma cerveja, e inicia uma conversa com o dono.
Após algumas perguntas, ele descobre que o dono do boteco tem três filhos:
- Que idades eles têm? - pergunta Rafael.
- Bem! - responde o senhor - A idade deles somada dá 13.
Rafael fica pensativo e depois diz que isso não é o suficiente para se saber as idades.
O dono do boteco então informa que a idade deles multiplicada é igual ao número do recinto.
Rafael dirige-se até a entrada, observa o número, calcula e volta desanimado:
- Mesmo assim não dá para saber...
O dono do boteco abriu um sorriso e disse:
- O meu filho mais velho adora cachorro-quente...

9 comentários:

  1. Ah não... que cara lerdo... manda ele ir estudar lógica de novo. Todo mundo, em sã consciencia identifica que o mais velho tem 29, o do 2º gosta trabalha na oficina do seu zé, o 3º tem cabelo comprido e a batata frita é feita com batatas do norte da Ásia são mais doces. heheheh. Muito boa essa. Bjs e ótimo blog para a mais nova cibernética do mundo da WEB 2.0.

    ResponderExcluir
  2. Vamos resolver essa parada!
    Se são 3 filhos, e a somas da idade deles dá 13, podemos inferir disso algumas combinações de idades. No entanto, dentro do texto há algumas dicas que, se prestando bem atenção, dá pra eliminar várias combinações de cara.
    Bom, a primeira dica diz:" - O meu filho mais velho adora cachorro-quente..." Mesmo sendo um problema matemático, faz-se aqui uma interpretação gramatical. Disso podemos inferir que há apenas UM filho mais velho que os demais, isto é, o filho mais velho não compartilha essa mesma idade com os demais. Dessa forma o número de possibilidades cairá bastante.
    A segunda dica que encontrei para a resolução desse problema é, em geral, mais difícil em ser obtida, mas não no meu caso, pois veio como com sequência. Quando eu deduzi a primeira pista (a do filho mais velho), logo a prof. Alais disse (no msn! esteja sempre conversando com ela enquanto resolver a charada) que os outros dois filhos possuiam a mesma idade. Depois dessa foi muito facil! As possibilidades diminuem drasticamente, podendo ser: 11+1+1=13; 9+2+2; 7+3+3. Entretanto, mesmo assim não se pode chegar à conclusão derradeira.
    Eis que surge a terceira dica, e essa mais uma vez é mais gramatical do que matemática. O cara diz que a multiplicação das idades dá o número do recinto, e se recinto significa 'espaço delimitado por paredes', a única possibilidade lógica de matar a charada através disso foi deduzindo que se trata de um número quadrado, ou seja, um número que possua uma raiz inteira. Dessa forma, a multiplicação das combinações fica assim: 11x1x1=11; 7x3x3=63; 9x2x2= 36. Portanto, a única combinação que produz um número quadrado é 9x2x2 (36), sendo assim, a idade do filho mais velho é 9 anos, enquanto a dos demais é 2anos. Claro que por recinto podemos entender um espaço que não tenha sua área quadrada, sendo um retangulo, por exemplo. Mas quem sou eu para questionar a digníssima prof.Alais!

    Resposta: o filho mais velho possui 9 anos e os demais 2anos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem garoto... Esse Horus é fera...
    Parabéns! Resposta certa. TEnte responder as próximas...
    Falou moço...

    ResponderExcluir
  4. Aê Burro! Muito bem, tu é fera em lógica...
    Falou miguxo...

    ResponderExcluir
  5. sem explicação a resposta é o filho mais velho tem 9 anos e os demais são gemêos e tem 2 anos cada obviamente né!

    não se esqueça de que foi a Hilda Maria do Nº11 8º ano C quem escreveu essa resposta...
    Há! e eu quero os meus pontos a +...
    OK!!!

    ResponderExcluir
  6. a resposta está certa mas o raciocínio do horus não tem nada a ver, raiz quadrada?? O certo eh que não existem outros números cuja soma seja 13 e multiplicação seja 36, a não ser 1 6 6 e 2 2 9 como o mais velho come cachorro quente, só pode ser 229. Façam assim: vejam todas as possibilidades de soma igual a 13, depois multiplique os 3 números. Vocês verão que a multiplicação irá gerar apenas 2 valores iguais (36) e o restante todos valores diferentes. Ora, se o sujeito sabe o número do recinto e mesmo assim ficou com dúvida, e porque o número do recinto é 36!! Que gramática o que hein amigao. E o dono da charada nem pra corrigir!!

    ResponderExcluir
  7. discordo de vc farmácia.Horus poderia ter visualizado lá fora , o número do recinto já multiplicado e ter encontrado(36, 11 ou 63) , logo poderia ser os numeros:229 e 337 ou qualquer uma de suas combinações. Como saber qual seria realmente?

    ResponderExcluir
  8. Me enviaram esta charada e gostaria de saber a resposta.Este ano vamos experimentar quatro datas interessantes:1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11.E tem mais, agora vão descobrir.Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que nasceu mais a idade que você vai ter este ano e será igual a 111 para todos!ALGUÉM EXPLICA O QUE É ISSO? Se alguem conseguir decifrar poderia enviar a resposta para o meu email? eleonora.barbosa55@hotmail.com. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. saca só essa.
    Existem muitas charadas que podem ser resolvidas pensando um pouco nos números, ou transformando as charadas em equações algébricas. Tentem resolver essa charada, por qualquer método.

    João é d anos mais velho que Maria. Encontrando Maria, João diz:

    - veja só, um dia você vai ter a idade que tenho hoje; se você somar essa idade com a idade que eu terei naquele dia, teremos juntos 56 anos.

    Maria completa:

    - veja só, um dia você teve a idade que tenho hoje. Naquele dia, minha idade era 1/3 da sua idade atual.

    João e Maria perguntam a você leitor: quais são nossas idades hoje?

    Responder: "Idade do João" e "Idade da Maria"

    ResponderExcluir